sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Maze Runner: Prova de Fogo – James Dashner

Prova de Fogo é o segundo volume da série “Maze Runner”, mas pode relaxar, esta resenha não contém nenhum spoiler, apenas apontei os pontos negativos e positivos do livro e não revelei nada além do que a sinopse do livro revela.

O livro começa exatamente onde o primeiro terminou, Thomas e os meninos estão dormindo logo depois de terem sidos resgatados por pessoas do bem que só querem ajuda-los. Certo? Errado.

No meio da noite os Clareanos são acordados por gritos agonizantes de criaturas disformes, os Cranks, no meio de todo o desespero eles descobrem que estão novamente (ou nunca saíram) em um teste de vida ou morte aparentemente pior do que os monstros e armadilhas do labirinto. Dessa vez eles não terão comida, água e ferramentas que os ajudarão a permanecerem vivos, será um por todos os todos por um.

Maze Runner: Prova de Fogo – James Dashner

Vindo do primeiro livro repleto de ação e uma narrativa fantástica eu só esperava encontrar a mesma coisa, ou se possível, ainda melhor no segundo livro, mas como diz aquela expressão eu fui com sede demais ao pote e acabei me deparando com o livro bom, mas não tão bom e envolvente quanto o primeiro. Realmente fiquei frustrado em muitas partes. A história em si é digna de muita ação, sofrimento e várias reviravoltas e isso tudo acontece, muitas vezes eu me deparei me sentindo nauseado por alguma coisa cruel que estava acontecendo com alguns personagens. James Dashner não falhou em nos entreter com mais uma história cheia de ação, o que me incomodou bastante foi que algumas cenas pareciam forçadas demais, sabe? Sempre tentando mostrar o sofrimento de cada personagem e não focando muito na história, isso acontece mais ou menos até a metade do livro.

Novos personagens importantes vão aparecendo ao decorrer da história e personagens que já conhecemos voltam a aparecer também, em geral eu achei todos os novos personagens bem introduzidos posicionados perfeitamente para cumprirem seus afazeres na história. Dentre eles temos Ari e Brenda, os mais importantes dentre todos os novos personagens, Ari tem uma história muito parecida com a do Thomas e por mais que eles se evitem, é impossível não serem tão próximos. Já a Brenda é uma novidade para Thomas, além dela ser uma menina ela também não é nem um pouco parecida com Teresa que era mais recatada e nada dela. Gostei bastante desses dois personagens e de como eles foram importantes para o desenvolvimento do livro.

Já disse que a narrativa não foi tudo o que eu esperava, mas preciso comentar um pouco mais. Os capítulos continuam da mesma forma, curtos e com cliffhanger no final, assim fica meio difícil de largar o livro, mas mesmo assim eu senti que estava muito lento, tanto o livro quanto a minha leitura. Não sei realmente o que aconteceu, se foi o autor ou se foi eu mesmo, mas não consegui me prender a história como aconteceu no primeiro livro, demorei uma semana para ler um livro que poderia ter lido em dois ou três dias.

O que mais me manteve curioso durante a leitura foi descobrir mais sobre o passado de Thomas com a C.R.U.E.L, por qual motivo ela foi criada, como funciona e qual será a conclusão disso tudo. Posso dizer que muitas das minhas perguntas foram respondidas, não complemente acredito que Dashner deixará para reponde-las no terceiro livro, mas muitas são respondidas e muitas novas perguntas surgem. Será que vamos finalmente descobrir qual o motivo de tudo isso?

Maze Runner: A Prova de Fogo é definitivamente um livro recomendadíssimo para os leitores que leram e gostaram do primeiro livro e apesar de decepcionar um pouco, o livro ainda assim continua sendo bom e uma leitura boa. Não vejo a hora de ler o terceiro, A Cura Mortal, já ouvi falar que é a mesma coisa do segundo livro, tem seus pontos altos e baixos, mas quero tirar minhas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário